- Não uses IA para qualquer tarefa:
Nem todas as tarefas são adequadas para serem automatizadas pela IA. Avalie se a IA traz valor acrescentado antes de a aplicar.
- Faça a revisão crítica do conteúdo criado pela IA:
Não confie apenas no resultado automático. Leia, critique e ajuste o que a IA produziu, garantindo maior clareza, colocando-se nos ‘sapatos de quem vai receber esta informação’.
- Evite sobrecarregar os colegas:
Se utilizar a IA para o apoiar no trabalho, certifique-se que esse resultado não cria problemas ou tarefas adicionais para os outros.
- Dê prioridade à colaboração:
Quando usar IA, envolva colegas e procure feedback para alinhar expectativas e garantir que o trabalho final seja relevante para todos.
- Seja criterioso nas orientações:
Quem lidera equipas deve definir regras claras sobre como e quando a IA pode ou deve ser usada, alinhando isso com os valores e estratégia da empresa.
- Use IA para aumentar a criatividade, não para ‘fugir’ ao trabalho:
Os sistemas de IA devem aliados e melhorar ideias ou a eficiência — e não um atalho para evitar mais esforço.
Tips
Partilhe, também, o fracasso
Podcasts
Storytelling — Os Valores do Kung Fu