As mudanças nas equipas são várias. Entra uma pessoa nova. As variáveis externas mudam. Os conflitos nascem. As dinâmicas alteram-se. E continuar a empurrar a equipa para a frente, muitas vezes, é a pior solução. Liderar eficazmente uma equipa, implica sentirmos o momento em que a equipa precisa de tempo para se moldar e renovar. Como o pode fazer?
- Observe: Antes de agir, investigue os problemas da equipa. Observe se há alinhamento, se existem conflitos, se o verdadeiro problema é motivação ou falta de recursos. Facilite conversas envolvendo as pessoas para compreender os seus motivos.
- Reconstrua a Confiança: Crie um clima de segurança psicológica, criando um ambiente onde todos se sintam à vontade para expressar opiniões e desafiar ideias mesmo que sejam impopulares.
- Transmita um Propósito: Relembre a missão da equipa e o desafio que têm em mãos. Transmita entusiasmo, otimismo e alinhe todos com a mesma visão do futuro.
- Renove o Desenho da Equipa: Defina os papéis e responsabilidades de cada um e clarifique os processos de tomada de decisão. Estabeleça normas de equipa e expetativas para que a colaboração entre todos seja estimulada.
- Celebre com Sucessos: Procure as pequenas vitórias e reconheça os esforços da equipa. Adote rituais para reforçar o alinhamento e o engagement, faça check-ins rápidos e revisões daquilo que foram as lições aprendidas.
- Acompanhamento e Proximidade: Acompanhe o progresso da equipa. Esteja lá, presente e atento. Ofereça feedback e ajuste as estratégias conforme necessário. Reavalie os papéis de cada um, os processos e as normas da equipa com frequência.
Sugestões:
Tips
Partilhe, também, o fracasso
Podcasts
Storytelling — Os Valores do Kung Fu
Tips
Partilhe, também, o fracasso
Podcasts
Storytelling — Os Valores do Kung Fu