Storytelling #53 - O Velho Inteligente e o Velho Tolo

 
Tue, 25 May 2021 | #historia #experiências #china
"The man who moves a mountain begins by carrying away small stones."
Confucius

Na antiga China, diz a lenda que existia um senhor já idoso chamado - "O Velho Tolo". Em frente à sua casa ele podia admirar duas grandes montanhas. As montanhas de Taihang e Wangwu. Ele entendia que as duas montanhas constituíam barreiras difíceis de ultrapassar para aqueles que tinham a audácia de viajar. Para terminar com esta barreira, ele reuniu com os membros da família e propôs que carregassem a terra e as rochas das duas montanhas para longe.

Dessa forma conseguiriam mover as montanhas para outro lugar e deixariam de ter uma barreira que impedisse as pessoas de viajar.

As pessoas da aldeia riram de tal ideia percebendo que era um esforço estúpido e de alguém que não conhecia os seus próprios limites.

Na sequência disso, um vizinho, um outro senhor idoso - "O Velho Inteligente", foi ao seu encontro e disse-lhe: "És doido?! Estás velho? Quantas montanhas consegues carregar mesmo contando com a energia da tua família?"

O Velho Tolo respondeu com convicção:

“Eu tenho filhos. Os meus filhos têm filhos. E os meus netos terão filhos, também. A nossa família é infinita. Juntos, vamos carregar estas montanhas todos os dias, e isso passará de geração em geração. Se uma montanha nunca cresce, porque não iremos conseguir fazê-lo?”

O Velho Inteligente ficou sem palavras para lhe responder.

No final desta história, as montanhas não foram movidas para outro local, mas a família do Velho Tolo nivelou as montanhas construindo uma colina que qualquer viajante facilmente ultrapassaria. É por isso que os velhos Anciões na China partilham esta história ao longo dos anos com as gerações mais novas, dizendo-lhes:

“Provavelmente, é ainda hoje este espírito do "Velho Tolo" que é capaz de mover o céu e as montanhas para longe sempre que a vida a isso nos obriga.”