Storytelling #51 - O Poder de uma Boa História

 
Tue, 30 March 2021 | #lições #experiências #história
"That’s what storytellers do. We restore order with imagination. We instill hope again and again."
Walt Disney

No ano de 2006, um jornalista do New York Times, Rob Walker, decidiu testar o poder de uma boa história. Entrou no computador, e fez uma compra num site online onde comprou cerca de duzentos produtos de baixíssimo valor com um total de 170 euros.

Para desafiar ainda mais esta sua experiência, intencionalmente, encomendou produtos que não tivessem qualquer tipo de valor que os distinguisse. Ou seja, uma banana de plástico, uma chave de plástico, um martelo de madeira ou uma cabeça de cavalo de plástico em 2.ª mão. A maioria deles estavam avaliados em menos de 90 cêntimos.

Depois disso, contactou 200 escritores profissionais e convidou-os a fazerem parte desta sua ‘pesquisa’. Para isso, cada um deles teria de escrever uma história sobre cada um dos objetos da sua lista de compras.

Todos disseram "Sim"!

Depois de todas as histórias estarem prontas, Rob voltou ao site de compras online e fez um leilão com todos os produtos que tinha comprado. Só que agora, com as histórias colocadas junto à descrição de cada um deles.

Imaginam o que aconteceu?

Aquele jornalista acabou por transformar 170€ da sua compra inicial, num leilão que lhe rendeu mais de 6.800€ no final. Ou seja, mais de 6300%!

E tudo graças às histórias que transformaram esses objetos banais em coisas distintas e com valor. Este é um exemplo excelente do poder de contar histórias. Será que caímos na ‘cantiga’ de uma boa história? A resposta é simples. As histórias bem contadas mexem com nossas emoções. Quando as sentimos, tornamo-nos menos objetivos e perdemos algum sentido critico.

É por isso que compramos uma cabeça de cavalo de plástico em segunda mão, que antes custava apenas 80 cêntimos, por mais de 53€, como aconteceu no ‘estudo’ de Rob.