Home / Conteúdos / Storytellings / O Modo como se fala... A Língua Thai.
Storytellings

O Modo como se fala... A Língua Thai.

2 de Abril de 2024 | #comunicação #língua #palavras
"Tone is often the most important part of a conversation – and listening is so much more important than what you say." - Hoda Kotb

Sabia que uma frase na Tailândia pode soar como ‘mai mai mai mai, mai’?

É reconhecido que o tom de voz e o ritmo influenciam a forma como as pessoas escutam, sentem, pensam e agem. Isso ajuda-nos na relação interpessoal, a expressar emoções, reforçar pontos-chave e evitar mal-entendidos. Ou seja, mais do que as palavras e o seu conteúdo, a forma como dizemos as coisas é determinante na comunicação.

No entanto, em algumas línguas a forma como as pessoas se comunicam, esta necessidade pode ir mais longe. Por exemplo, na língua Thai que é falada na Tailândia no Camboja e em Laos por mais de 60 milhões de pessoas, o alfabeto tem 44 consoantes e 32 vogais. Como teve origem no antigo império Khmer da região do sudeste asiático, isso acabou por aumentar a sua complexidade até aos dias de hoje. Aliado a isso o modo como se fala, num tom mais alto ou mais baixo, pode mudar o significado de cada palavra.

A língua Thai é composta por 5 tons vocais: alto, médio, baixo, subindo (crescente) e caindo (decrescente). Ou seja, uma mesma palavra dita num tom diferente ganha outro significado. O tom deve ser falado corretamente para que o significado pretendido de uma palavra seja corretamente compreendido. Logo, cada palavra tem um tom obrigatório específico, mas a sua entoação, pode alterar o significado do que é dito.

Vejamos a aplicação os diferentes tons usados na frase ‘mai mai mai mai mai’? Mai num tom alto significa 'novo' enquanto num tom baixo significa madeira. Mai falado num tom decrescente significa não. Curiosamente, o mesmo mai em tom decrescente, mas com uma vogal mais longa – ai – significa queimar. E por último, mai pronunciado em tom crescente significa “faz”. Assim, após a aplicação correta do tom, a frase lê-se – madeira nova (não) queima, queima? Enfim, uma frase perfeitamente correta!

Sugestões:
Tips Tips Partilhe, também, o fracasso
Podcasts Podcasts Storytelling — Os Valores do Kung Fu