16h

 

27 de Janeiro

Liderança na Incerteza de 2021

Sugestões


 

Quem?


Líderes de equipas e de organizações.

 
 

Porquê?


O COVID-19 mudou o mundo, e as suas consequências serão duradouras. Neste Webinar poderá ouvir algumas das ideias que os líderes têm de ter em conta neste novo normal. O debate destas ideias é essencial, principalmente agora, no ano de 2021. Um ano de transição e que irá moldar o futuro das nossas vidas.

 
 

Temas


 
Liderar em tempos de pandemia. Liderar negócios em tempos de incertezas. Colocar as pessoas a colaborar com motivação e a fazerem o 'extra mile'. Pensamento crítico de dois Ex-CEO's e as lições que retiraram com o COVID-19.

 

Conclusões


  • Os Gestores têm de ter empatia, serem transparentes, mesmo partilhando a saúde financeira da empresa com as pessoas;
  • As empresas devem promover medidas para apoiar as pessoas e os próprios governos na implementação das diretrizes que ajudam a limitar os efeitos negativos desta pandemia;
  • Podemos hoje estar mais distantes das pessoas, mas com pequenos detalhes podemos humanizar e surpreender, aproximarmo-nos uns dos outros com atos simbólicos;
  • Ter na perspetiva da gestão planos A, B, C e D para gerir o contexto de pandemia, isso implica planear mas termos flexibilidade dia após dia;
  • Deveria ser obrigatório celebrar mais, para fomentar a coesão das equipas e aumentar a sua energia;
  • Temos de olhar nos olhos das pessoas e falar verdade, mesmo que seja para entregar mais notícias, reforçando o cuidado na forma como falamos e comunicamos. A maneira como diz faz uma diferença enorme;
  • As empresas têm a oportunidade de reconhecer o teletrabalho e incorporar definitivamente nas suas práticas de trabalho após a pandemia (esta é uma oportunidade mas também uma necessidade, pode ser inclusivamente uma argumento para atrair talento);
  • Estar atento aquilo que não é dito, e que tem de ser dito ou conversado;
  • Aproveitar o tempo em casa para ‘aproveitarmos’ os nossos filhos e momentos que antes nos queixávamos de não podermos estar presentes. Hoje conseguimos, esta é uma excelente oportunidade para valorizarmos isso.

 

Estatísticas de quem assitiu ao nosso webinar


Convidados


Miguel Gomes

Consultor de Gestão e Conselheiro de Líderes de Empresas

 

O Miguel é um líder carismático, extraordinário gestor de pessoas, mas acima de tudo um ser humano apaixonante.

Com um percurso profissional consolidado de mais de 35 anos, em funções de gestão de topo, em empresas nacionais e internacionais na industria, banca e serviços financeiros.

Ao longo da sua carreira, o Miguel liderou equipas de grande dimensão e elevados volumes de negócio em empresas como o Grupo Iberomoldes onde foi Administrador com a responsabilidade pela divisão de plásticos, o Banco Comercial Português Coordenador da Área Comercial, o Barclays com a responsabilidade do plano de expansão e area comercial tornando o banco no melhor em Portugal em qualidade de atendimento, o Banco Popular COO e Área Comercial, até chegar a CEO da Primestar spin off bad bank do Popular.

O lema do Miguel sempre foi “Em equipa, com atitude, só depende de nós”, por isso atualmente o Miguel atua como Consultor de Gestão e Conselheiro de Líderes de Empresas, para além de ser também um empreendedor na área tecnológica.

O Miguel Gomes nasceu na Marinha Grande em 1963, é Casado, pai de duas filhas maravilhosas e adora desportos motorizados, leitura e cinema.

 

Leonardo Santarelli

Executive Coach: Individual Development and Building Engaged/ High-Performing Teams

 

O Leonardo é de nacionalidade mexicana e francesa. Trabalhou mais de 30 anos em várias companhias multinacionais: FMCG, P&G, e empresas farmacêuticas - Merck & Co, Biogen. Viveu e trabalhou em oito países da Europa e do continente Americano e teve a oportunidade de liderar equipas desde 4 a 5 colaboradores, até mil pessoas.

A sua formação passou pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México City (Business Administration Diploma), pela Université d’Aix Marseille, Marseille, France (Ph.D.; Biology), e pela Universidad Autónoma Metropolitana, México City (Bachelor Of Science; Biology)

Foi Diretor General das afiliadas da Merck na Eslovenia, Portugal e Russia com responsabilidade de toda a operação da companhia nesses países. Na Biogen, foi responsável da região da América Latina com 4 afiliadas a reportar-lhe.

Atualmente, é coach de executivos, ajudando- os na liderança de equipas, resolução de conflitos e desenvolvimento organizacional.

O seu objetivo atual passa por retribuir à sociedade, tudo o que aprendeu no mundo dos negócios durante mais de 30 anos.

Nesse sentido, ajuda alunos das escolas de negócios a aprender as habilidades essenciais para serem membros eficazes e líderes de equipas de alto desempenho.

 

Moderador


Mário Henriques

Managing Partner | High Play Institute
Coach de executivos/equipas.

More