Week Tips #297 - O Alto Rendimento das Equipas Híbridas

 
Tue, 2 November 2021 | #equipas #hibrido #rendimento

A Covid-19 dificultou o relacionamento entre as pessoas das equipas. Trabalhar em casa com autonomia, onde muitos tomam pequenas decisões isolados, e a falta de proximidade física entre colegas que dificulta o alinhamento de todos, transformou o atual panorama de trabalho das equipas, as quais perderam laços pessoais de proximidade com os outros. Por isso, é importante investir naquilo que a equipa mais sente falta - as ligações sociais. Se pretende que a equipa se mantenha unida, crie estratégias para ‘colar’ as pessoas ajudando-as no seu processo colaborativo. Como?

  1. Equilibre o rácio da sua atenção, enquanto líder, entre a tarefas ou resultados e a relação com as pessoas. As melhores equipas não são as mais competentes do ponto de vista técnico e da tarefa. Mas aquelas que conciliam a sua competência e foco nos resultados, com uma relação saudável e genuína entre as pessoas, onde a partilha e preocupação com a equipa se sobrepõem aos temas individuais.
  2. Crie hábitos onde as pessoas apreciam as coisas que se fazem.O reconhecimento pode ser um forte salário emocional que não substitui o valor monetário que cada um recebe no final do mês. O reconhecimento do bom trabalho não deve só funcionar de cima para baixo. Construa fóruns de feedback e apreciação de boas práticas entre pares e superiores.
  3. Valorize no dia-a-dia a autenticidade. É importante criar um ambiente onde as pessoas podem dar a sua opinião e se sintam confortáveis ​​em fazê-lo, seja expressando emoções positivas ou negativas. Ter um clima de segurança psicológica na equipa capaz de encorajar cada um a partilhar o que sente e pensa, é um pilar essencial para se alcançar o alto rendimento.
Courses

For more information contacts us at info@highplay.pt