Week Tips #279 - A sua equipa tem um Jardim Zoológico na sala?

 
Tue, 18 May 2021 | #zoologico #equipa
"Great teams admit their mistakes, their weaknesses and their concerns without fear of reprisal."
Patrick Lencioni

Há uma expressão famosa que fala de um elefante na sala mas, face ao acumular de situações mal resolvidas e não faladas, por vezes, existem mais animais na sala para além do elefante. Mantendo a analogia dos animais para categorizar temas mal resolvidos no seio das equipas, identifique aqui alguns conflitos que as equipas procuram evitar.

  • O Lobo - quando falamos de equipas com falta de propósito. Isto, porque o Lobo é um animal onde a liderança na alcateia é forte, capaz de coordenar e orientar os restantes elementos do ‘grupo’.
  • O Gato – animal com caráter forte e independente. A sua figura aparece associado ao problema do trabalho em ‘quintas,’ e com algum individualismo, que carateriza muitas equipas.
  • O Cão - animal de grande sensibilidade na relação com o homem. Surge para descrever a dificuldade de relacionamento entre pares numa equipa, e pelas emoções negativas que têm origem nas interações mais complicadas.
  • A Hiena - está associado a um sorriso irónico e ao uso do ‘riso’ no meio da sua agressividade. Algo que acontece com frequência nos ambientes das equipas, quando o humor é mal utilizado.
  • O Elefante – animal de grande porte, ajuda-nos a falar dos ambientes de trabalho onde as pessoas na equipa não expressam abertamente as suas opiniões sobre temas que passaram a ser ‘pesados’.