Week Tips #277 - É um micro gestor?

 
Tue, 4 May 2021 | #lições #equipa #gestor
"A boss who micromanages is like a coach who wants to get in the game."
Simon Sinek

Querer manter sistematicamente o controlo da equipa normalmente conduz a uma intromissão excessiva dos líderes. É importante dar espaço para as pessoas alcançarem resultados e aprenderem por si mesmas. O que fazer?

  1. Faça um exercício pessoal e reflita sobre o seu comportamento – Identifique a causa de tanta necessidade de controlo. É insegurança? Perfeição a mais? Gosta que os outros façam de acordo com os seus padrões? Por vezes, perfecionistas.
  2. Obtenha feedback – crie sintonia entre aquilo que é o seu comportamento, o seu impacto e o sentimento da equipa. Obtenha feedback, reunindo informação confidencial sobre o que as pessoas pensam do seu estilo de liderança.
  3. Crie prioridades sobre aquilo que é importante e o que não é - um líder eficaz treina os outros e delega, em vez de assumir tudo para si. Defina com clareza a estratégia e as prioridades que a suportam. Escreva-as numa lista. Depois invista a maior parte da sua energia nestes temas e delegue os restantes.
  4. Tenha confiança nos outros – se não confiar nas pessoas, provavelmente elas vão estar sempre a pedir a sua aprovação em vez de assumirem qualquer responsabilidade. Conceda o poder para os outros liderarem e tomarem decisões. Dê votos de confiança à equipa, e resista em mudar aquilo que os outros já decidiram.