Week Tips #274 - Aceitar é um bom começo

 
Tue, 6 April 2021 | #lições #experiências #confiança
"Aceita que dói menos"

Descobrir e aceitar as nossas limitações, ou erros, não é um sinal de fraqueza que muitas pessoas receiam. Pelo contrário, deixa-nos menos defensivos, mais autênticos e com mais capacidade de nos relacionarmos com os outros. Para isso, é importante:

  1. Em vez de se julgar ou optar pela autocrítica, reconheça e aceite as emoções negativas.Sim, elas fazem parte de qualquer pessoa. Quanto mais se aceitar a si mesmo, menos tem que se defender. É suficiente para si conseguir lidar com sabedoria os desafios que tem pela frente.
  2. Compreenda a reação do corpo em situação de pressão. O corpo manifesta-se quando sente a ameaça, optando por dois caminhos: lutar ou fugir. Qual é o seu caminho preferido?
  3. Quando sentir que o corpo está a ser ativado perante uma ameaça, é importante fazer o contrário. Desacelere para se autorregular. Respire fundo. Dê nome às suas emoções para ler a situação com mais objetividade.
  4. Fique mais confortável com seu próprio desconforto.O desconforto apela ao crescimento, à mudança e adaptação. O problema, é que muitas vezes somos ensinados a olhar para o desconforto como se fosse um perigo.

O psicólogo Resmaa Menakem fez uma distinção entre "dor suja" - a dor que procura diminuir, negar e culpar os outros em nome dos nossos medos e vulnerabilidades. E " dor limpa" – a qual tem origem no desconforto que é inevitável. Que nos ajuda a questionar o nosso pensamento e convicções. A desafiar os nossos medos e a assumir as responsabilidades pelos erros que cometemos.

Courses

For more information contacts us at info@highplay.pt