Storytelling #57 - A Experiência com os Macacos

 
Fri, 1 October 2021 | #experiencias
"What's the biggest threat for a good leader? A blind follower."
Dinesh Solanki

Um grupo de investigadores colocaram 6 macacos numa sala, com um escadote, e várias bananas no topo do escadote. Cada vez que um macaco iniciava a subida do escadote, os responsáveis pela experiência atiravam água fria.

Passado algum tempo, os macacos recusaram-se a subir a escada e abandonaram a ideia de comer as bananas. Um dos macacos foi retirado da experiência e substituído pelo sétimo macaco, o qual nunca tinha levado com um jato de água fria. Este macaco quando viu as bananas, tentou subir o escadote...

Mas, quando tentava subir, os outros 5 macacos (que já estavam na experiência inicial) começaram a bater-lhe, impedindo-o de subir. De facto, os macacos originais estavam condicionados pela experiência anterior, na qual levavam com água fria.

Passadas algumas horas estes 5 macacos, que restavam da experiência inicial, foram substituídos por novos macacos que nunca tinham experimentado a água fria. Mesmo assim, os macacos não subiriam o escadote para ir buscar as bananas. Isto, porque aquele sétimo macaco impedia os restantes 5, embora não percebesse a verdadeira razão da sua ação. No final, o resultado foi - os 12 macacos foram condicionados a não subir o escadote para comerem as bananas. Mas, metade deles, nunca percebeu o porquê desta limitação.