Storytelling #12 - As palavras convencem, mas são os exemplos que arrastam.

 
Fri, 22 December 2017 | #historia #sabio
"Be the change that you wish to see in the world."
Mahatma Gandhi
As palavras convencem, mas são os exemplos que arrastam. Isso obriga-nos a modelar os nossos comportamentos que queremos que outros adotem.

Há uma história de uma mulher na Índia que ficou muito preocupada porque o seu filho comia açúcar em excesso. Frustrada por não conseguir lutar de forma eficaz contra esse seu hábito, decidiu visitar um sábio inspirador.

Chegados ao local, ela aproximou-se respeitosamente do sábio e disse: "Senhor, o meu filho come muito açúcar. Este maldito hábito está a prejudicar-lhe a saúde. Será que poderia, por favor, aconselhá-lo a parar de comer?"

O sábio ouviu a mulher em silêncio. Após uma pausa, olhou para o filho e disse: "Por favor. Vá para casa e volte daqui a duas semanas."

A mulher ficou perplexa, ficou sem perceber por que ele não pediu ao menino para parar de comer açúcar. Pegou a mão do menino e regressou a casa.

Duas semanas depois, ela voltou à presença do sábio. Reconhecendo-os de imediato, olhou diretamente para o menino e disse: "Menino, você deve parar de comer açúcar. Isso não é bom para a sua saúde. Prometa-me que vai mudar."

O rapaz com o seu olhar tímido acenou com a cabeça e prometeu que não iria continuar a comer açúcar.

A mãe satisfeita, mas curiosa, quando estavam já a sair, voltou atrás e perguntou ao sábio: "Porquê que você não lhe disse isso há duas semanas atrás?!"

Ao que ele sorriu e disse-lhe: "Mãe, há duas semanas eu ainda comia açúcar."