Home / Conteúdos / Storytellings / Era uma vez... as Zonas Azuis. Onde as pessoas vivem mais tempo...
Storytellings

Era uma vez... as Zonas Azuis. Onde as pessoas vivem mais tempo...

7 de maio de 2024 | ##bem-estar #zonasazuis #saude
"Eat your vegetables, have a positive outlook, be kind to people, and smile." - Dan Buettner

Alguns locais no mundo são chamados de “Zonas Azuis”. O termo refere-se a áreas geográficas onde as pessoas têm uma taxa muito baixa de doenças crónicas e vivem mais anos do que em qualquer outro lugar do mundo. Este termo foi usado pela primeira vez pelo autor Dan Buettner, quando estudava as áreas do mundo onde as pessoas vivem vidas excecionalmente longas. Chamaram-nas Zonas Azuis simplesmente, porque Buettner e os seus colegas desenharam círculos azuis ao redor delas num mapa enquanto faziam esta pesquisa. Entre elas destacam-se:

  • Icaria (Grécia);
  • Ogliastra, Sardenha (Itália);
  • Okinawa (Japão);
  • Nicoya Peninsula (Costa Rica);
  • Loma Linda, California (EUA).

O que têm em comum estas Zonas Azuis?

  1. Aqueles que lá vivem, na sua maioria, comem uma dieta 90% baseada em vegetais. Além disso, o peixe é frequentemente consumido em algumas destas zonas (como em Icária e Sardenha). O qual constitui uma boa fonte de gordura (ômega-3), essencial para a saúde do coração e do cérebro.
  2. Além disso, alguns, como os okinawanos, tendem a seguir a regra dos 80%, `qual chamam de “hara hachi bu”. Isso significa que param de comer quando se sentem 80% saciados, em vez de 100% saciados, como a maioria das pessoas. Isso os impede-os de consumir muitas calorias, protegendo-se do ganho de peso e de doenças crónicas.
  3. Curiosamente, nas Zonas Azuis, as pessoas não fazem muito exercício físico com idas ao ginásio ou correndo na rua. Mas, integram na sua vida quotidiana atividades que desafiam o fator físico. Atividades, como sejam - a jardinagem, as caminhadas, sentar no chão e levantar dezenas de vezes ao longo do dia, a cozinha e outras tarefas diárias. Fazem mais exercícios do que é normal através destas exigências e conseguem reduzir o risco de morte até 39%.
  4. Além do exercício, descansam adequadamente e procuram ter uma boa noite de sono. As pessoas nas Zonas Azuis dormem o suficiente e têm o costume de incluir umas sestas durante o dia.
  5. Muitas têm uma atividade religiosa ou espiritual. As Zonas Azuis são comunidades tipicamente religiosas. E com isso, têm mais apoio social e reduzem as taxas de depressão.
  6. Encontrou-se nestas populações um propósito de vida. As pessoas nas Zonas Azuis tendem a ter um propósito de vida, conhecido como “ikigai” - “plano de vida”. Isto está associado a um bem-estar psicológico.
  7. As pessoas mais velhas e mais jovens vivem, tipicamente, juntas: Em muitas Zonas Azuis, os avós vivem frequentemente com as suas famílias. E os estudos demonstraram que os avós que cuidam dos netos apresentam menor risco de morte.
  8. Além disso têm uma rede social saudável. Denominada “moai” em Okinawa. As pessoas encontram-se, têm atividades em conjunto, desenvolvem amizades, cuidam-se mutuamente e divertem-se.
Sugestões:
Tips Tips Partilhe, também, o fracasso
Podcasts Podcasts Storytelling — Os Valores do Kung Fu