Se a sua empresa está a implementar um plano de trabalho híbrido, não pense que será eficaz sem antes envolver e ouvir as pessoas. Algumas sugestões:
- Tenha a iniciativa. Peça e ouça as sugestões das pessoas, não apenas no início, mas durante o processo de implementação.
- Deixe claro que se trata de uma experiência, e que as práticas - ao longo do tempo – podem mudar, e por isso o contributo das pessoas ao longo deste caminho continua a ser importante.
- Crie condições para que existam conversas frequentes nas pequenas equipas sobre o que está a correr bem e menos bem.
- Alinhe os diferentes níveis de liderança na organização para que façam perguntas como: “Quais benefícios que esta solução híbrida está a trazer?” ou “Quais as dificuldades que estamos a encontrar?” e “O que devemos corrigir ou ajustar nos próximos tempos para melhorar o nosso processo de colaboração?”
- Tenha um processo de feedback anónimo a funcionar sobre este tema. Muitas pessoas hesitam em ser honestas e frontais em alguns contextos sociais na empresa.
- Não se deixe iludir pelos comentários entusiasmados nas primeiras semanas. Outras etapas com menor entusiasmo vão chegar, por isso use uma linguagem de prudência face ao desconhecido, isso ajuda-o a manter a coerência no futuro.
- Assegure que as práticas estão alinhadas com os objetivos da empresa e as necessidades das pessoas.
- Reforce neste momento a sua responsabilidade social. Não esqueça nestas práticas de sublinhar a sua preocupação com as famílias das pessoas que trabalham na empresa, com a comunidade em geral e com a proteção do ambiente.
Sugestões:
Tips
Partilhe, também, o fracasso
Podcasts
Storytelling — Os Valores do Kung Fu

