Liderança de Equipas de Saúde


Ao longo do último ano, o High Play Institute realizou o acompanhamento de mais de 100 líderes de equipas da área da saúde, que estiveram ativamente envolvidos na luta contra a Covid-19. Os líderes foram convidados a participar em cerca de trinta fóruns virtuais – Leadership Forum (Health Network Teams), ao longo de mais de 90 horas. Estes fóruns possibilitaram a partilha dos principais desafios de liderança de médicos, enfermeiros e técnicos ou gestores com funções de liderança em dois grandes Hospitais Públicos nos Distritos do Porto e Lisboa, e outras cinco unidades hospitalares privadas desde o Porto até ao Algarve.

Estes fóruns tiveram o objetivo de suportar a resolução das maiores dificuldades que enfrentavam com as suas equipas na luta contra a pandemia. Através da visão partilhada destas dificuldades, e com a ajuda da equipa de facilitadores voluntários do High Play Institute (Mário Henriques, Pedro Almeida, Vítor Briga, Leonardo Santarelli e Miguel Gomes), foi possível aos profissionais de saúde, desenharem de modo colaborativo planos de ação e propostas alternativas de resolução para os seus desafios de liderança que enfrentavam.

 
 
 
 


Tempos destes não pedem heróis com muito ego, pedem pessoas com caráter, honestas consigo mesmas e com os outros. Este é o caminho para se reconhecerem as fragilidades e cada um atuar em tempo útil minimizando qualquer risco de esgotamento. De facto, parece ironia, mas só conseguimos cuidar com qualidade dos outros – equipas de saúde e pacientes, quando temos líderes que cuidam do seu próprio bem-estar.