CENTRO HOSPITALAR VILA NOVA DE GAIA / ESPINHO
Abril-Maio 2020

Este foi um projeto em que se delegou um propósito às lideranças das várias equipas da linha da frente na luta contra o COVID-19 e que fizeram a diferença no dia-a-dia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho. Com a realização de 14 Fóruns de Liderança Online esta foi uma pequena grande ajuda! Com o apoio de equipas de Coachs do High Play Institute via online, foi possível suportar momentos de reflexão, alinhamento, revisão de processos de liderança e desenho de planos de ação práticos com aplicabilidade no momento seguinte. Tudo isto num modelo colaborativo.

Um contributo determinante para 42 líderes de equipas (médicos, enfermeiros, gestores), que depois tiveram a responsabilidade de tocar e contagiar com a sua energia as pessoas das suas equipas numa fase de pico de pandemia.

É de reforçar que entre 13 de Maio e 15 de Junho de 2020, esta unidade hospitalar conta neste momento com mais de 30 dias seguidos sem casos positivos entre os seus profissionais e 99% dos seus profissionais estão já formalmente curados.

No passado dia 20 de Junho de 2020, o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho E. P. E., foi reconhecido com a medalha de ouro de mérito da cidade, pelo notável trabalho de todos os profissionais de saúde na luta contra a Pandemia COVID-19.


Ninguém está preparado para uma situação como a que vivemos. Ninguém sozinho consegue organizar as suas ideias e preparar uma equipa. As lideranças fazem a diferença se estiverem alinhadas e sentirem um propósito maior para o seu envolvimento. No meio da luta é relativamente fácil descurar os nossos, achando que todos percebem a ameaça e combatem-na da mesma forma. Contar com o contributo externo no alinhamento dos líderes emergentes foi determinante na nossa capacidade de resposta. Seria mais fácil dizer que agora não tínhamos tempo para estas coisas, pois havia vidas para salvar, mas o retorno que tivemos foi de enorme mais-valia e de aplicação imediata no duro terreno COVID-19.

Dr. Rui Guimarães

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO HOSPITALAR VILA NOVA GAIA / ESPINHO, EPE