
Quando?
No passado dia 30 de Junho de 2020, foi realizado o Webinar – "Liderar no meio da Crise" – o qual desenvolveu conceitos que ajudam a liderança a emergir e a prosperar num mundo pós-crise, na presença de cerca de 100 participantes.
Porquê?
Com a pandemia do COVID-19 a afetar todo o mundo e a nossa economia, a liderança luta num contexto em que precisa de repensar a sua forma de intervir sobre as pessoas e as suas equipas.
Com a presença de três líderes dos setores da área da saúde, indústria e tecnologia, foi possível percebermos melhor, como cada um está a desafiar a realidade e as suas equipas, em várias perspetivas:
- Os processos de liderança chave nesta fase de crise;
- A mentalidade pós-crise baseada na experiência de lideranças com perspetivas muito diversas;
- Como liderar pessoas e equipas no "novo normal".
Conclusões

- O trabalho não é para onde vamos, mas é o que fazemos;
- Celebrar, nem que sejam pequenas coisas;
- Deixar de andar à procura das desgraças e das más notícias;
- Um novo mundo que exige mais liderança e capacidade de dar autonomia às pessoas;
- Ser espontâneo e fazer coisas de dentro para fora com as pessoas;
- Ser humilde e respeitar que somos "pequenos" face a tudo isto que aconteceu repensando o nosso lado humano neste novo mundo;
- Criar princípios de funcionamento para o trabalho remoto e abraçar essas regras;
- Sermos mais produtivos e não desperdiçar tempo;
- Maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional;
- Repensar os KPI’s;
A meio do Webinar recebemos a visita da Fati (atriz - Patrícia Queirós) que acabou por também interagir com os nossos oradores e reforçar os seus comentários neste "novo mundo" que vivemos.


Fernando Moreira
Founder | Angry Ventures
Os outros chamam-me de Fernando. Pelo
calendário gregoriano, nasci a 18 de setembro
de 1987, que por azar coincide sempre
com o início do ano escolar português.
Frequentei a escola formal durante 18 anos
conseguindo, ainda sem saber bem como,
formar-me em Engenharia Electrotécnica e
de Computadores. Cedo percebi que a
escola formal não me dava o que eu precisava
e comecei a fazer algumas coisas «por
fora».
Tudo o que fiz na minha vida com eco e
impacto teve muito mais que ver com como
lidei com o que não sabia do que com o que
na realidade sabia.
Fundei e fiz parte de associações, fiz consultoria
informal para negócios e projetos,
fundei e criei empresas – em que umas
foram de facto um fiasco, outras pagaram
as contas e fecharam, outras até correram
bem e outras ainda correm bem.
Já tentei fazer muitas coisas diferentes e,
independentemente do resultado, todas elas
trouxeram «estaleca» ao meu percurso.
Hoje, em 2019, tenho essencialmente duas
funções: facilitar um grupo de pessoas a que
damos o nome de Angry Ventures – onde
resolvemos os problemas de pessoas
através de produtos tecnológicos – e facilitar
a coordenação de um curso superior em
Computer Science e Practical Programming
na ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e
Criação em Lisboa.
Os outros chamam-me de Fernando. Pelo calendário gregoriano, nasci a 18 de setembro de 1987, que por azar coincide sempre com o início do ano escolar português.
Frequentei a escola formal durante 18 anos conseguindo, ainda sem saber bem como, formar-me em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Cedo percebi que a escola formal não me dava o que eu precisava e comecei a fazer algumas coisas «por fora».
Tudo o que fiz na minha vida com eco e impacto teve muito mais que ver com como lidei com o que não sabia do que com o que na realidade sabia.
Fundei e fiz parte de associações, fiz consultoria informal para negócios e projetos, fundei e criei empresas – em que umas foram de facto um fiasco, outras pagaram as contas e fecharam, outras até correram bem e outras ainda correm bem.
Já tentei fazer muitas coisas diferentes e, independentemente do resultado, todas elas trouxeram «estaleca» ao meu percurso.
Hoje, em 2019, tenho essencialmente duas funções: facilitar um grupo de pessoas a que damos o nome de Angry Ventures – onde resolvemos os problemas de pessoas através de produtos tecnológicos – e facilitar a coordenação de um curso superior em Computer Science e Practical Programming na ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação em Lisboa.

Rui Guimarães
Presidente do Conselho de Administração no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E.
Rui Nuno Machado Guimarães, 43 anos,
pai de 3 filhos, médico especialista em
anestesiologia.
Licenciado em Medicina na Faculdade
de Medicina da Universidade de Coimbra.
Possuí varias pós-graduações e mestrados na
área da saúde.
- Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia | Espinho, EPE (desde 2019)
- Diretor Clínico do Hospital Santa Maria Maior, EPE (2015-2019)
- Assistente Hospitalar Graduado (2015)
- Assistente Hospitalar do Serviço de Anestesiologia do Hospital de Braga (2011-2015)
- Desempenhou funções assistenciais nas diversas áreas da Anestesiologia, nomeadamente Bloco Operatório (cirurgia programada, ambulatório e urgente)
- Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (2009-2019) Assistente Hospitalar do Serviço de Anestesiologia do Hospital de São Marcos (2006-2011)
- Membro do Conselho Científico da FEEA – Federação Europeia para o Ensino da Anestesiologia, atual CEEA/ESA – Comité Europeu para a Educação em Anestesiologia / European Society of Anesthesiology (desde 2009)
- Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM Hospital de São Teotónio e posteriormente Hospital de São Marcos (2003-2011)
- Coordenador do Conselho Nacional do Médico Interno da Ordem dos Médicos (2003-2009)
- Presidente da European Juniors Doctors (2005-2009)
- Docente da Universidade Católica Portuguesa (2001-2006)
- Membro do Senado da Universidade de Coimbra (1999-2001)
Rui Nuno Machado Guimarães, 43 anos, pai de 3 filhos, médico especialista em anestesiologia.
Licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Possuí varias pós-graduações e mestrados na área da saúde.
- Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia | Espinho, EPE (desde 2019)
- Diretor Clínico do Hospital Santa Maria Maior, EPE (2015-2019)
- Assistente Hospitalar Graduado (2015)
- Assistente Hospitalar do Serviço de Anestesiologia do Hospital de Braga (2011-2015)
- Desempenhou funções assistenciais nas diversas áreas da Anestesiologia, nomeadamente Bloco Operatório (cirurgia programada, ambulatório e urgente)
- Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (2009-2019) Assistente Hospitalar do Serviço de Anestesiologia do Hospital de São Marcos (2006-2011)
- Membro do Conselho Científico da FEEA – Federação Europeia para o Ensino da Anestesiologia, atual CEEA/ESA – Comité Europeu para a Educação em Anestesiologia / European Society of Anesthesiology (desde 2009)
- Médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM Hospital de São Teotónio e posteriormente Hospital de São Marcos (2003-2011)
- Coordenador do Conselho Nacional do Médico Interno da Ordem dos Médicos (2003-2009)
- Presidente da European Juniors Doctors (2005-2009)
- Docente da Universidade Católica Portuguesa (2001-2006)
- Membro do Senado da Universidade de Coimbra (1999-2001)

José Costa
Western Europe Region (WEREG) Service & Solutions Business Development Manager | Grundfos
25 anos de experiência em Gestão em várias multinacionais tecnológicas líderes, a atuar num
Meio Ambiente B2B. Experiência demonstrada no desenvolvimento e execução de estratégias
de comercialização para modelos de negócio em estágio inicial. Experiente na transformação
de negócios, e em determinar onde é necessário interromper, transformar ou intervir.
Experiente no desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na prática e performance.
Coach e líder persuasivo, capaz de influenciar
e negociar ao mais alto nível, extraindo valor
das equipas e skateholder envolvidos num
projeto, e construindo coesão interorganizacional
através de uma liderança direcional
positiva.
A sua experiência em gestão abrange toda a
gama de funções operacionais - vendas, RH,
IT, P&L, contabilidade, atendimento ao cliente,
administração e questões jurídico-legais. O
José é um líder empresarial completo e preparado
para lidar com qualquer situação que
seja um constrangimento para as iniciativas
corporativas.
A sua formação profissional permite aumentar
eficazmente o desempenho dos recursos
internos das organizações, enquanto estabelece
parcerias externas sólidas. Sob sua liderança,
as empresas capacitam os seus clientes
para criar e acrescentar valor.
25 anos de experiência em Gestão em várias multinacionais tecnológicas líderes, a atuar num Meio Ambiente B2B. Experiência demonstrada no desenvolvimento e execução de estratégias de comercialização para modelos de negócio em estágio inicial. Experiente na transformação de negócios, e em determinar onde é necessário interromper, transformar ou intervir. Experiente no desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados na prática e performance.
Coach e líder persuasivo, capaz de influenciar e negociar ao mais alto nível, extraindo valor das equipas e skateholder envolvidos num projeto, e construindo coesão interorganizacional através de uma liderança direcional positiva.
A sua experiência em gestão abrange toda a gama de funções operacionais - vendas, RH, IT, P&L, contabilidade, atendimento ao cliente, administração e questões jurídico-legais. O José é um líder empresarial completo e preparado para lidar com qualquer situação que seja um constrangimento para as iniciativas corporativas.
A sua formação profissional permite aumentar eficazmente o desempenho dos recursos internos das organizações, enquanto estabelece parcerias externas sólidas. Sob sua liderança, as empresas capacitam os seus clientes para criar e acrescentar valor.