16H00

 

17 de Novembro

Alto Rendimento em Tempos de Covid-19

Sugestões


 

Porquê?


Com a Pandemia do COVID-19 a continuar a afetar maior parte do mundo, as empresas, as suas lideranças e as pessoas enfrentam um mundo incerto e cheio de desafios novos. O desporto sempre nos ensinou a gerir a nossa performance e bem estar em ambientes muito turbulentos. Por isso, neste Webinar - especialmente desenhado para os Países africanos de expressão portuguesa - teremos convidados especiais do mundo do desporto e das empresas que se propõem a debater ideias que podem ajudar- nos a repensar a forma como enfrentemos estes tempos. Seja no seu dia-a-dia como pessoa, profissional, líder ou empresário.

 
 

Quem?


Psicólogos e especialistas do desporto de Alta Competição em Portugal e Espanha, falam sobre os desafios e oportunidades que surgem no contexto da pandemia do COVID-19. Ideias para se construírem modelos de vida, liderança e colaboração mais adaptados às necessidades e interesses das pessoas, dos líderes e das empresas.

 
 

O quê?


 
Gerir-me a mim próprio enquanto pessoa neste cenário. Gerir e cuidar da minha liderança nesta fase desafiante e incerta. Ajudar a criar uma cultura capaz de se adaptar aos desafios que as equipas enfrentam na empresa e no mercado.

 

Conclusões


  • Adaptação é a palavra de ordem face às circunstâncias que vivemos;
  • É uma oportunidade para desenvolver a empatia, sentir os problemas dos outros e cada um colocar-se nos sapatos do outro;
  • A liderança tem que manifestar preocupação com a pessoa, não só pelo profissional, mas pelo seu lado humano;
  • Confiar nas pessoas mas acompanhar o seu trabalho, os líderes têm que estar lá mais próximos;
  • Ter cuidado com o relaxamento, é importante trabalhar em casa mas com regras, exigir rendimento às pessoas para que o rendimento não baixe mais do que é suposto face a este contexto, não permitindo que entrem na sua zona de conforto;
  • É uma oportunidade para o auto cuidado, passa a ser uma responsabilidade individual pois cada um tem de cuidar de si;
  • Não podemos comparar o termo motivação face ao momento que vivemos com o contexto anterior sem pandemia, temos de ser realistas e gerir isso com objetivos a curto prazo;
  • Temos de tirar a nossa mente do Covid e colocá-la naquilo que nós temos de fazer e podemos fazer;
  • É importante fazer menos coisas e estarmos mais focados, por vezes o menos é mais;
  • A saúde mental está relacionada com procurar ter a mente ocupada em coisas interessantes, e manter o nosso pensamento fora do problema;
  • Temos de ter em atenção à colocação do medo de forma continuada às pessoas, e durante períodos de tempo tão longos, pois corremos o risco disso se transformar na história típica do ‘Pedro e do Lobo’;
  • Temos de gerir por cenários e ter planos alternativos no novo ano de 2021: plano A, plano B e C. É importante antecipar e alinhar as pessoas nos diferentes planos que foram desenhados;

 

Convidados


Pedro Almeida

Partner/Trainer | High Play Institute

 

É Partner do High Play Institute. Autor criativo de programas de Team Building que têm suportado o treino de muitas equipas (“Cartoon” e “Ídolos das empresas”).

Ao longo da sua carreira desenvolveu atividade como formador nas áreas comportamentais e/ou como coach, com empresas de grande dimensão nacional e multinacionais: Unicer, Infineon, Repsol, Soares da Costa, Banco Popular, Amorim, Borealis, Grupo José de Mello, Soanecom, Techdata, Flexipol, Lipor, PT Inovação, PWC, Makro, Sonae Capital, TAP, PGA-Portugalia, Merck S.D., Leroy Merlin, Novabase, etc.

É professor no ISPA - Instituto Universitário, desenvolvendo a sua atividade de docência e investigação nas áreas da liderança, dinâmica de grupos e psicologia do desporto e da performance.

É psicólogo de treinadores e atletas. Nesta área colaborou ao longo de 25 anos com o SL Benfica (1994-2019), onde fundou o departamento de Psicologia em 1994. Desde esse momento até 2019, colaborou em 7 épocas desportivas com a primeira equipa do futebol profissional (2001-04; 2007-09; 2017-19), tendo coordenado o departamento de psicologia do clube até 2018.

Adicionalmente é/foi coach de atletas de alto rendimento que atuam em campeonatos mundiais (surf, ténis, golf, motociclismo, vela, tiro, badmington e triatlo). Em 2012 esteve presente como psicólogo nos Jogos Olímpicos de Londres, a acompanhar a seleção portuguesa de triatlo.

Pontualmente tem desenvolvido atividade como coach em outros contextos de performance, nomeadamente com atores profissionais, músicos, chefes de cozinha, políticos, pilotos de aviões comerciais e médicos (cirurgiões).

Habilitações Académicas

É Doutorado em Psicologia (UNED-Madrid), Mestre em Psicologia do Desporto (Universidade do Minho) e Licenciado em Psicologia Social e das Organizações (ISPA).

As suas áreas de especialização são nos domínios do coaching, treino de liderança, desenvolvimento de equipas, psicologia do desporto e da performance, sendo autor de diversas publicações e/ou comunicações nessas áreas.

 

José Buceta

Professor de Psicologia/Psicólogo de Desporto

 

José María Buceta é Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Manchester e Treinador Sênior de Basquetebol. Professor titular de Psicologia da UNED, dirige o Mestrado em Psicologia do Desporto (desde 1995) e Psicologia do Coaching (desde 2008) nesta universidade. Além disso, entre outras funções, foi selecionador nacional de basquetebol feminino das seleções de Espanha, Bulgária e Inglaterra, e como psicólogo desportivo trabalhou no Real Madrid no futebol e basquetebol, bem como com numerosos atletas de elite, equipas e treinadores de diferentes especialidades e na preparação psicológica de árbitros internacionais de basquetebol.

Já participou em quatro Jogos Olímpicos e num grande número de eventos de alta performance, tanto no âmbito desportivo como empresarial, onde colabora com executivos e empresas de diferentes organizações.

Como conferencista e professor de cursos de liderança, de alto rendimento, oratória e crescimento pessoal, tem uma longa carreira internacional e é autor de uma dezena de livros: entre eles, "Psicologia do treino desportivo", "Estratégias psicológicas para treinadores de desportistas jovens ”,“ Quem não tiver momentos inconscientes que atire a primeira pedra ”,“ Meu filho é o melhor, e também é meu filho ”,“ Fazemos o nosso percurso a caminhar (também quando há subidas) ”,“ Psicologia do Coaching ”e “Psicologia do desporto de alto rendimento”.

No início deste século, com base na sua vasta experiência como psicólogo, ingressou na área do coaching, adquirindo o compromisso de desenvolver um coaching sério e responsável, baseado na psicologia científica, perante os contadores de fábulas. Desde então, tem aplicado assiduamente o coaching em diferentes contextos e, por meio do Master da UNED, formou profissionais competentes que o utilizam em diferentes funções. Neste livro, muito crítico àqueles que agem de forma irresponsável sob os rótulos de coach e coaching, além de muito prático, o autor transmite as suas observações, reflexões e conhecimentos sobre Psicologia, liderança e coaching sem deixar nada no pipeline.

 

Facilitadores


Mário Henriques

Managing Partner | High Play Institute
Coach de executivos/equipas.

More