Weekend Tips #019 - É muito sensível à diferença?

Este e-mail contém elementos que podem não ser visíveis no e-mail. Ver online.

Newsletter 19

for your weekend

Não se sente confortável com as diferenças?
Rejeita as diferenças?

Separador

Reconheça que cada um de nós cresce e aprende dentro de contextos e culturas muito específicas. Aquilo que nos é ensinado passa a ser considerado o 'nosso' mundo. Isso faz-nos pensar que todos pensam e agem como nós. Faça perguntas, coloque-se do outro lado e compreenda as diferenças nas respostas dos outros. Lembre-se que a forma como os outros pensam acabam por justificar as suas ações.

Perceba quando está a colocar os outros em rótulos criados na sua cabeça. Nós tendemos a classificar tudo o que nos rodeia - o chocolate belga é bom; o relógio suíço é o melhor; os alemães são os melhores da engenharia. Isso acontece com os povos e também com aqueles que nos rodeiam. Ele é capaz! Ele é um incapaz! Olhe para a pessoa de forma individual e trave a sua mania de colocar rótulos imediatos. Dê oportunidade para a conhecer melhor e limpe a cabeça de pensamentos que o levam a rotular essa pessoa numa categoria menos positiva sem que tenha razões concretas para o fazer. Não faça filmes, suporte-se em factos.

Aceite a diversidade. Integre grupos com muita diversidade e faça o teste a si mesmo. Passe mais tempo com outros que são muito diferentes de si e aprenda a construir coisas em comum com eles. Aprenda a tirar partido da diversidade. Deixe ser influenciado pela diferença. Olhe para as mesmas coisas de forma distinta.

’A força reside nas diferenças, não nas semelhanças.’

Stephen R. Covey
Separador

Cursos

Leitura

Deseja anular a subscrição da nossa newsletter? Clique aqui.

Inicie sessão