Week Tips #018 - A sua equipa decide bem?

Este e-mail contém elementos que podem não ser visíveis no e-mail. Ver online.

Newsletter 18

for your week

A sua equipa decide em tempo útil?
Discute de forma objetiva os problemas?

Separador

Defina concretamente qual o problema. As equipas tradicionalmente começam os debates a falar do fim, das soluções e das conclusões. Outras vezes ficam em looping a debater o passado em vez de explorar novas ideias. Comece por definir um tempo para caraterizar o problema e as suas causas. De seguida, identifique os objetivos a serem atingidos com a decisão e como os mensurar. Envolva a equipa a testar as ideias antes de fechar a decisão.

Tenha alguém que assuma o papel de ‘advogado do diabo’. Ás vezes a coincidência de opiniões acelera as reuniões e o processo de decisão. Mas, não significa que estejam a ser tomadas as melhores decisões. Encoraje vozes contrárias ou opiniões que discordam - isso obriga a equipa a pensar fora dos seus paradigmas, a contrariar lideranças que absorvem os outros, a testar a qualidade das ideias e a combater a preguiça social que limita o jogo do ‘contra’.

Faça um favor a si mesmo enquanto líder de uma equipa. Não peça opiniões quando não tem intenção de as aplicar, pois isso mata a confiança que a equipa tem em si. Pode ser teoricamente recomendável envolver os outros, mas o nível de participação depende das caraterísticas da decisão. Nem todas as decisões exigem que todos decidam. Quando uma decisão implicar usar o papel de solidão que tem enquanto líder, diga-o sem rodeios.

’O homem que insiste em ter ideias claras antes de decidir, nunca decide.
Aceita a vida, e por isso deve aceitar o arrependimento.’

Henri-Frédéric Amiel, Filósofo Suiço, Poeta e Crítico
Separador

Cursos

Leitura

Deseja anular a subscrição da nossa newsletter? Clique aqui.

Inicie sessão