Week Tips #247 - Pandemia VS Trabalho. O que as pessoas nos dizem.

 
"Remote work isn't a privilege or a special accommodation. It's a way of working, and that's a strong statement for some people. It shouldn't be a question of rewarding top performers with the ability to work remotely."
Nickie Bellington, Atlassian

As empresas desde Março de 2020 foram obrigadas a adotar mudanças rápidas que obrigam ao trabalho remoto. Nós fomos obrigados a montar escritórios em casa, reservar espaços para as crianças estudarem, e foi imposto um cenário onde temos de repensar como trabalhamos. Esta é uma oportunidade vivida em tempo real onde podemos aprender todos juntos. Foi por isso que a Microsoft estudou nos últimos meses a forma como os ambientes remotos podem melhorar o bem-estar das pessoas, e a sua produtividade. Isso tudo com a convicção que as conclusões ajudariam os seus parceiros, os seus clientes e outras organizações para fazerem face a esta transformação. Como parte deste grupo de investigação estiveram envolvidos analistas de dados, consultores e engenheiros da empresa. Quais as principais conclusões?

  • Os dias estão maiores. A pesquisa revelou que os dias de trabalho naturalmente se prolongaram, para compensar intervalos obrigatórios relacionados com os filhos ou tarefas domésticas. Nesse sentido, as pessoas começaram a trabalhar mais cedo ou voltavam mais tarde ao trabalho.
  • Mais reuniões curtas. Terminando as conversas de corredor, há a necessidade de aumentar as ligações entre as pessoas. Ou seja, mais reuniões mas com menor duração. O estudo revela o aumento de 22% das reuniões com 30 minutos ou menos, e menos 11% de reuniões com mais de 1 hora. Ao contrário da tendência dos últimos anos, em que as reuniões foram ficando mais longas com efeitos negativos na produtividade e na felicidade das pessoas.
  • Liderança mais individualizada. Os líderes acabaram por sofrer um grande impacto com a pandemia, aumentando o esforço de colaboração com outros pares na organização. E fizeram também um esforço adicional para apoiarem as pessoas: criaram mais conexões com a equipa e com pessoas dispersas em casa. Isto é, mais frequência nos contatos individuais - as mensagens curtas para as pessoas das suas equipas aumentaram 115% - para que todos continuassem alinhados.
  • Comunicação durante os horários proibidos. Antes da pandemia, as mensagens curtas durante a hora do almoço diminuíam para 25%. Agora essa redução é só de 10%. Muitos criaram um novo “turno da noite” onde se verifica um aumento de 52% das mensagens trocadas entre as 18h e a meia-noite.
  • A parte social é importante. Sabemos que pertencer a algo maior que nós, é uma necessidade humana a qual nos ajuda a manter a motivação. É por isso que as relações de trabalho e as conexões sociais são tão importantes. Isso implicou a criação de reuniões sociais virtuais, para dar resposta à distância – o almoço, o café, o lanche, a conversa no gabinete do colega, ... Por isso, as happy hours ou reuniões com o tema - "dia do pijama" e "conhecer o meu animal de estimação"- aumentaram 10% nesses meses.
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