Week Tips #245 - Colaborar com eficácia à distância

 
"Remote work is the future of work."
Alexis Ohanian

O trabalho remoto pode ser difícil, trazer dificuldades de comunicação e mesmo alguns problemas tecnológicos. Tudo isso pode trazer frustração, diminuir o moral da equipa, limitar as ideias inovadoras e baixar a produtividade. Como a forma de comunicar muda, a perceção da forma como comunicamos por parte dos outros também se altera. Isso obriga-nos a fixar um novo protocolo de comunicação, novos rituais e regras para trabalharmos em conjunto. Alguns passos a dar:

  1. Como todos sabemos a disciplina e a consistência são a chave de uma boa performance, defina standards de resposta e regras de funcionamento na comunicação entre todos.
  2. Á distância, mais do que no trabalho presencial, lembre-se que as coisas nunca são suficientemente claras para todos. Por isso, insista na definição destes protocolos, e invista tempo extra para ser muito claro.
  3. Não aborreça a equipa com mensagens constantes. Sempre que envia uma mensagem estás a interromper o colega e a entrar no seu espaço de trabalho. Se juntar a isso um telefonema e uma conferência de vídeo, está a transformar o dia de trabalho dos outros num pequeno caos.
  4. Note que os colegas mais introvertidos no contacto pessoal, podem ser mais extrovertidos na comunicação escrita. Otimize as suas forças na forma como comunica com estas pessoas.
  5. Defina momentos para celebrar, ter um ambiente mais informal e criar eventos de socialização entre todos. Isso cria um espírito positivo e melhora a colaboração na equipa.