Week Tips #267 - Liderar conversas difíceis

 
Tue, 2 February 2021 | ##leadership #teamwork
"Get curious about what you don't know about yourself."
Douglas Stone

Antes de ter uma conversa difícil, mais do que pensar nos outros como um "problema", analise bem o seu estilo de liderança nessas ocasiões. Veja os três perfis que descrevemos em seguida, e com o qual se identifica mais. Numa conversa difícil não se esqueça disso:

O defensivo - Não gosta do confronto. Em vez de resolver os problemas, encontra motivos para adiar. Por vezes, usa estratégias para ir controlando os danos enquanto mantém algum clima de paz – "pisa ovos", em vez de iniciar uma conversa.

O agressivo - Tem orgulho no confronto. Ao contrário do primeiro, o agressivo não tem receio de iniciar uma conversa complicada. Tem uma mentalidade de “nós contra eles”. E, nem sempre tem consciência do impacto negativo nos outros - o que diz e da forma como diz.

O construtivo – Inicia rapidamente uma conversa difícil para obter resultados positivos. Sabe usar competências de coaching como a escuta, fazer perguntas e procurar compromissos com os outros. Assume a responsabilidade pelo resultado final, e tem mais foco na solução que no problema.