Week Tips #263 - Atenção às suas avaliações de desempenho!

 
Tue, 22 December 2020 | ##equipas #desempenho #virtual
"Good performance accountability is about having a positive conversation between manager and employee. A manager is a coach and communicator, not command and controller."
Dave Ulrich

Falar sobre a avaliação de desempenho das pessoas, de uma forma justa, é muito difícil, principalmente agora no meio de uma luta contra a Covid-19. O que pode fazer?

  1. Não se deixe influenciar pelos seus medos e preconceitos que têm origem na crise;
  2. Identifique critérios concretos e mensuráveis ​​antes de começar a sua avaliação;
  3. Cuidado com as preferências ocultas. Por exemplo, critérios como ter estado mais “visível" ou acessível podem desfavorecer as pessoas que estão a fazer os impossíveis com as suas responsabilidades familiares;
  4. Certifique-se que todos os envolvidos na tomada de decisão sobre o desempenho estão alinhados pelos mesmos padrões;
  5. Para garantir consistência, faça um pacto com os seus colegas que lideram equipas sobre o tipo de linguagem a usar nos diálogos sobre o desempenho.

Não se esqueça que este é um momento sensível, onde o tom a usar numa reunião de análise de desempenho tem de ser adaptado e com uma dose de empatia grande. Não se limite a responsabilizar ou a identificar os pontos cegos de cada um. Faça deste momento uma oportunidade para transmitir mais proximidade e energia positiva às pessoas.