Storytelling #41 - A prisão é um teste a qualquer um de nós

 
Wed, 29 April 2020 | #mandela
"Prison is itself a tremendous education in the need for patience and perseverance.
It is, above all, a test of one's commitment…"
Nelson Mandela

Nelson Mandela passou 27 anos na prisão. E ao contrário do que todos poderiam pensar esse tempo não o transformou numa pessoa mais zangada. Pelo contrário.

 

Quando Mandela foi para Robeen Island (maio de 1963), os guardas prisionais deram-lhe instruções para que  ele cavasse um buraco com a forma de uma sepultura no pátio da prisão. Nesse momento, Mandela pensou que esse seria o último dia da sua vida. No final, depois do buraco pronto, os guardas deram a ordem para ele se deitar nele. Assim que ele se deitou eles urinaram para cima dele. Esta foi apenas a primeira, de muitas humilhações e sofrimentos que ele vivenciou ao longo destes longos anos na prisão.

 

Muitos anos mais tarde, ao fazer uma lista de convidados para seu jantar de apresentação como novo Presidente da África do Sul, Mandela convidou muitas pessoas que ele conhecia numa área mais política, mas fez questão, e insistiu, que o guarda que o acompanhou na prisão também estivesse presente. Mandela provou nesta sua atitude, como em muitas outras, que não se deixou resgatar pelo ódio e vontade de vingança contra quem o condenou e tratou mal. Muito menos os  guardas que o insultaram. Outros testemunhos dizem-nos que Mandela fez grandes amizades com alguns guardas. Chegando mesmo a escrever uma carta à mulher de um deles aconselhando que encorajasse o marido a continuar os estudos para alcançar os seus sonhos.

 

Ele ensinou-nos que a vingança pode ser substituída, e a bondade é a melhor reação ao ódio. A pergunta que podemos fazer a cada um de nós é a seguinte: quando formos gravemente atacados o que faremos? Optamos pelo caminho da vingança ou perdoamos? Mandela responde de forma simples e prática a esta questão – ‘o perdão não muda o que aconteceu no passado, mas, pode mudar o futuro.’ Além disso, o perdão é o melhor presente que podemos dar a nós mesmos pelo sentimento positivo que ele cria.